Turma Dois A

Na última semana de aulas houve actividades ligadas a uma semana Temática: 
Assistimos a Danças Indianas e Africanas realizadas no ginásio por um grupo de alunas da Escola Secundária José Cardoso Pires.






Uma bibliotecária invisual veio dar-nos a conhecer a escrita e leitura do Braille.

Assistimos à peça "A Carochinha" cujos actores foram os utentes idosos do Centro de Dia de Santo António dos Cavaleiros. Foi espectacular!




































Realizámos um Paddypaper na nossa escola e correu-nos muito bem mas na próxima temos 









































que ter mais atenção à leitura das instruções...










































No dia do Desporto foi muito giro. Tantas actividades que tivemos!
No último dia foi a festinha onde apresentámos algumas actividades: canções, leituras, danças, etc. E alguns alunos da Escola 2,3 General Humberto Delgado vieram dançar música popular africana. Muito Bem!!!








E acabaram as aulas... Até ao próximo Ano Lectivo 2010/2011... E que venha com bons ventos!!!
Boas Férias!








A Bruxa Esbrenhuxa, é mesmo esbrenhuxa mas sabe como se deve agir para sermos boas pessoas... Ela deu uma lição às princesas e livrou o príncipe de uma vida triste... E arranjou-lhe uma princesa linda com quem casar! E o gato Fagotes ajudou-a, e bastante!!! Gostámos deste livro apesar do pouco tempo que tivemos para o  trabalhar. Pintámos a Bruxa como a imaginámos que ela ficaria, depois de ir ao cabeleireiro...














Hoje é DIA DA CRIANÇAVIVA! Hoje é dia de Brincar...
















































Mas este tema é muito sério...















As crianças têm direitos

Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram por unanimidade

a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.
A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais; quando ratificada, representa um vínculo juridíco para os Estados que a ela aderem, os quais devem adequar as normas de Direito interno às da Convenção, para a promoção e protecção eficaz dos direitos e Liberdades nela consagrados.
Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu carácter universal e tembém pelo facto de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo (192). Apenas dois países, os Estados Unidos da América e a Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança.
Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.
Nós pintámos estes desenhos representativos dos Direitos da Criança! E fizemos este cartaz!

Infelizmente os direitos das crianças...não são respeitados em muitos países do mundo!!!











É terrível mesmo...
E para que se saiba o que pode acontecer se a poluição continua... A professora Ana veio ler-nos o  livro:
"O Dia em Que o Mar Desapareceu"

Trata-se de uma história com preocupações ecológicas e ambientais que conta o mau comportamento de uma horrorosa família de pássaros bisnaus que sujam a praia e o mar e fazem com que o mar fique triste e desapareça. No final, o mar salva-se da poluição e volta a ser o maravilhoso mar que todos conhecemos.
E aqui está o trabalho que o 2º ano fez sobre este livro...



29 de Maio, dia de aniversário da nossa Clarinha. Parabéns linda! Tivémos direito a bolo e a Clélia veio cantar os Parabéns à mana! Felicidades e Beijinhos para ela da turma e da professora.



Parabéns neste dia que deverá ser muito feliz. Muitas felicidades são os votos da Turma e da Professora.
Beijinhos




Biblioteca Mil Folhas foi inaugurada pelo Sr. Presidente da Câmara de Loures. A madrinha foi a escritora Cristina Taquelim, excelente contadora de histórias que nos encantaram... Tivemos festa com espectáculo que correu muito bem. 
Parabéns a todos! 
Turma Dois A apresentou uma leitura dramatizada do livro "O bebé" de Fran Manushkin. E esteve muito bem e merece os Parabéns!!!
Click to play this Smilebox slideshow: A nossa Biblioteca
O Ruben Sebastião também está de Parabéns, faz anos...  Muita saúde Ruben e que sejas feliz!






Click to play this Smilebox recipe: A sopa verde

Mais uma leitura de um livro... e as suas ilustrações...







As nossas minhocas que andam no tecto, não estão giras? 

Click to play this Smilebox scrap pages: Os animais
Desenhámos estes animais para colocar no painel da entrada.


3 de Maio de 2010







Click to play this Smilebox slideshow: Eco-escolas

Neste dia realizámos várias actividades para comemorar o nosso dia da Eco-Escolas.
O Jogo da Glória foi uma delas. Fizemos desenhos e vimos um vídeo sobre o Consumo Sustentável.
















O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.
















Click to play this Smilebox greeting: Passeio

Hoje fomos a um passeio à Quinta da Granja , gostámos muito| E aprendemos tanto sobre a natureza. os animais...

Regional | 07:00 | 08-05-2010
Cercibeja: Campanha do Pirilampo Mágico  2010
O pirilampo mágico 2010 começa, hoje, a ser vendido. Uma campanha da FENACERCI que apela à solidariedade dos portugueses.
A campanha do Pirilampo Mágico 2010 arranca, hoje, com a venda do pirilampo em vários locais.
Este ano o pirilampo é de cor salmão e a campanha, da responsabilidade da FENACERCI-Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, surge sob o lema “Viver é Preciso”.
José Hilário, presidente da direcção da Cercibeja, afirmou que a participação das pessoas é fundamental ainda mais porque, no caso da instituição que dirige é preciso reunir, no próximos tempos, cerca de 300 mil euros para um lar residencial e todos os contributos são muito bem vindos.
Ainda segundo José Hilário este ano, no caso de Beja, o Pirilampo Mágico não vai estar à venda nas superfícies comerciais como é habitual a aposta vai para a venda porta a porta. Uma campanha que apela à solidariedade de todos os portugueses.
Inês Patola in  Rádio Voz da Planície



















Recados de Dia Das Mães

Para o Dia da Mãe fizemos um saco decorado por nós. Esperamos que as mães tenham gostado. O embrulho foi, novamente, de fabrico caseiro, feito por nós e com um cartãozinho feito pela professora.

spring comments - http://www.springtext.com

Nesta semana, na nossa escola esteve patente uma exposição sobre o 25 de Abril e a escola do Estado Novo, que foi aberta a toda a comunidade escolar e familiares. A Turma Dois A foi visitá-la com a professora e gostou muito de tudo o que viu. Durante a semana, recebemos a visita do senhor Jerónimo de Sousa que veio falar, e muito bem, da realidade e da escola da época. No final alguns alunos tinham questões preparadas para lhe fazer e outros até improvisaram na altura. Foi uma semana recheada de cultura pois também se comemorou na 6ª feira, 23 de Abril, o dia do Livro.  








27 de Abril de 2010

Neste dia realizámos uma visita de estudo ao Parque Temático das Energias Renováveis de Santa Iria da Azóia.
Foi muito interessante a visita, pois ficámos a conhecer, um pouco mais, algumas das energias renováveis que se podem usar e que não esgotam tendo como fontes, o sol, o vento, a água e a terra... Energia Solar, Energia Térmica, Energia Hídrica, Energia Eólica, etc. Aprendemos tanto neste dia.
Click to play this Smilebox scrapbook: Visita de Estudo
O conceito do Parque Temático de Energias Renováveis (PTER) que se encontra inserido no Parque Urbano de Santa Iria da Azóia (PUSIA), em Loures, é a demonstração concentrada num só local das várias energias alternativas existentes. Para além disso, este parque ambiciona ser um pólo de demonstração de equipamentos, para que a população em geral, e a escolar em particular, tome contacto na prática com as diferentes formas de utilização das energias renováveis.
O projecto do Parque Temático de Energias Renováveis foi instalado no Parque Urbano de Santa Iria da Azóia, o qual se desenvolveu numa área de vinte e quatro hectares, sobre um aterro sanitário. A intervenção neste aterro assentou numa concepção cujo propósito foi, desde o princípio, um acto de valorização ambiental que pretendeu dotar este espaço de uma utilização privilegiada em aspectos lúdicos e recreativos, com a criação de uma infra-estrutura de recreio com fortes potencialidades de atractividade para a população envolvente e com uma forte componente pedagógica ligada ao ambiente.
A energia eólica encontra-se representada neste parque através de dois equipamentos: um moinho e um aerogerador. A energia cinética do vento é uma fonte de energia que pode ser transformada em energia mecânica e eléctrica, através de um aerogerador, o qual fornece energia eléctrica para as duas cabanas de lazer instaladas no parque e, para o moinho de vento, pois este necessita de alguma electricidade para que o mesmo possa produzir energia mecânica e motriz através da rotação das velas.
Foi construída no PTER uma mini hídrica, que exemplifica a energia hídrica, que é produzida pelas barragens comuns. Todo o sistema funciona em circuito fechado, evitando deste modo o desperdício de água. A água provém de uma lagoa, correndo por gravidade e accionando, de seguida, uma nora. A rotação da nora faz accionar um dínamo que produz energia eléctrica para alimentação de um painel didáctico. Esse painel simula a produção de energia para uma casa de habitação, satisfazendo todas as suas necessidades de consumo de energia eléctrica. A jusante existe um conjunto de painéis solares fotovoltaicos que accionam, por sua vez, uma bomba eléctrica colocada num depósito de água que a reenvia para a lagoa, ou seja para o início do circuito.
A energia solar está presente no Parque Temático de Energias Renováveis através dos painéis solares térmicos, que servem para o aquecimento de águas para utilização corrente dos frequentadores e funcionários do parque e, através dos painéis solares fotovoltaicos, que fornecem energia a duas cabanas de lazer, que servem para os utentes carregarem telemóveis, computadores, consolas de jogos, etc., ficando deste modo demonstrada mais uma forma de energia alternativa.
Para além destes equipamentos produtores de energia “amiga do ambiente” existem outros espaços que vêm completar o circuito, de que são exemplo: a Horta Solar, com plantas biológicas, cujo sistema de rega funciona através da energia do painel solar fotovoltaico e onde parte da água recolhida para a rega é proveniente das chuvas e armazenada em depósito; e o Centro de Educação Ambiental, um edifício onde o Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Loures faz toda a sensibilização para a educação na área do ambiente. O Centro tem como missão desenvolver nas populações a consciência e a preocupação com o ambiente e os problemas que lhes estão associados, de forma a obterem conhecimentos e competências para melhor lidarem com esta problemática.

Recebemos visitas do Centro de Saúde. Vieram contar-nos a história da Carochinha adaptada ao tema da alimentação. E surpresa, nesta versão a Carochinha e o João Ratão vivem felizes para sempre pois a sua alimentação é a ideal.








Click to play this Smilebox greeting: A Carochinha




Antes de começarmos as férias da Páscoa, começámos
a construção de um painel, cujo tema é a cidade, com material reciclável (caixas de cartão, rolos de papel higiénico e de cozinha, caixas de pasta dentífrica, caixas de chocolates, folhas de rascunho,etc. 
Não é para ver as diferenças, não... É para observarem a evolução da nossa cidade, já tem o sol a nascer, uma praceta verdinha e algumas flores a nascer também...
Não está a ficar bonita?









Rainbow Text Generator - http://www.myrainbowtext.com
E estamos novamente em aulas. No regresso tivemos uma surpresa com a nossa experiência... O feijão do Ruben Neves estava grande e mais uma ou duas, também tinham crescido. O Ruben quis logo tirar uma foto com o seu feijoeiro...


ImageChef.com

e a experiência da Germinação do feijão ou do grão. E ficámos a perceber que precisam de luz, ar, água e solo (onde se fixam) para crescer!



Click to play this Smilebox scrapbook: A Natureza é linda!

Click to play this Smilebox slideshow: O Final do 2º Período
E chegou ao fim o 2º Período, e vamos para umas merecidas férias. Brincámos, pintámos, cortámos, cantámos, fizemos uma série de actividades com os temas da Páscoa e Primavera. Pintámos coelhinhos que trouxemos para casa e que tinham amêndoas mas que desapareceram todas, num ápice, na nossa boquinha! Hum,hum... que deliciosas. Andámos à procura do ovo, enfeitámos flores  jogámos ao Jogo da memória e cantámos com o Karaoke. Agora vamos para férias e que venha o 3º Período!!!




O Elmer e o Alber...ImageChef.com

...foi o livro, com o qual trabalhámos neste período, deu-nos muito que fazer. Realizámos um livrinho com actividades desde a Língua Portuguesaà Matemática e Expressões. Adorámos, pois o Elmer é um elefante muito simpático e colorido!!! Um segredo, a professora gosta muito de elefantes, e ficou toda contente por nos falar destes personagens tão divertidos e deste livro tão colorido!


(desenhado por Luisa Couto)

Começou a Primavera... tão bom este renascer de vida que acontece na Natureza!
E hoje é o Dia da Árvore e das Florestas... Comemora-se este dia como um chamar à atenção de não machucarmos mais a Natureza... Vamos começar a fazer trabalhos sobre este tema e a falar muito sobre ele. É urgente pensarmos no ambiente que nos rodeia!


Que trabalheira tivemos esta semana a fazer a prenda do Dia do Pai. Esperamos que eles gostem, mas pensamos que o que conta é a intenção e essa foi a melhor!!!


Este foi o embrulho desenhado por nós! Tudo fabrico "caseiro"!
Duas alunas de outra turma da nossa escola visitaram-nos com uma actividade engraçada, ora vejam:

No âmbito da Matemática, aprendemos este ano a jogar ao SuperTmatik. Foram renhidas as competições, na sala de aula, das quais saiu vencedor o nosso amigo e colega João Vieira. Grande campeão e depois ganhou a final do 2º ano na nossa escola.
Parabéns João!
Eis o diploma que ele recebeu da sua participação..








Aniversário da Joana
Parabéns e Felicidades e que sejas muito feliz, são os votos da Turma Dois A e da professora Noélia.


Passover Text - http://www.passovertext.com
Visualizar








Na sala da Turma Dois A, a semana da Leitura foi assim:







recebemos os familiares dos alunos que nos contaram histórias, contos, poemas, etc. A mãe do Hugo contou-nos a história da Polegarzinho...



O pai do Daniel leu-nos o livro
"O Pedro quer ver televisão". 

Tivémos Feira do Livro, onde toda a comunidade escolar poderia comprar livros...
As notícias foram lidas pela Dª Marília, e falavam de várias situações que aconteceram no nosso país e não só.
A tia da Cristiana também participou e até nos deixou uma actividade para realizarmos.








Click to play this Smilebox greeting:






















Depois de ter estado doente esta semana, a professora foi recebida hoje com muitas prendas.. Que lindas! Até promessas foram feitas... Esperamos mesmo que elas sejam cumpridas, pois assim, ficávamos todos contentes e, ela principalmente, por estar a dar aulas a meninos que querem aprender.... Pois para sermos alguém na vida temos que ter muitos conhecimentos e eles começam a ser adquiridos na escolinha...






Click to play this Smilebox scrapbook: Histórias









Uma das histórias contadas por esta equipe...
"O Sapo Apaixonado"



Voltámos às aulas depois da Interrupção do Carnaval. Será que vimos com vontade de trabalhar até ao fim de Março????? A ver vamos.
Aqui está um desenho para lembrar que se comemorou o dia de S. Valentim, o padroeiro dos namorados, a 14 de Fevereiro..











O Carnaval na nossa escola festejado ontem...
Antes do desfile...
Os professores também se preparavam... Aqui temos uma gatinha linda e uma Hanna Montana fabulosa...
E o grupo dos vermelhinhos pintava desenhos alusivos ao Carnaval na sala 5...Depois foi a sessão das fotos, o desfile no corredor ao pé da sala da TURMA DOIS A! Estavam tão bonitos os meus vermelhinhos!!!
E este grupinho de professores estava o máximo! Entraram na brincadeira e estavam o máximo! Quem as reconhece??? E se vissem o sapinho, a joaninha, os palhaços, o Zorro e mais... que andavam por aí, ficavam sem saber qual a máscara mais bonita!!!

BOM CARNAVAL!

Fomos hoje ao cinema ver "A Princesa e o Sapo", um filme da Disney. Gostámos imenso e divertimos-nos bastante. A história é uma comédia passada na cidade de Nova Orleães, do estado do Louisiana, Estados Unidos da América. É uma versão moderna de um conto clássico, que conta com uma rapariga chamada Tianaum príncipe sapo (Narveen) que tenta desesperadamente voltar a ser humano e um beijo fatídico que os levará numa hilariante aventura através dos fascinantes riachos afluentes do grande rio Mississipi.

















E o nosso delegado de turma, o Luís Marques está de Parabéns. Faz anos hoje. Muitas Felicidades colega e chefe!!!
























Hoje fomos ao Teatro assistir à peça, realizada pelo Grupo de teatro Infantil de Lisboa, "O Corcunda de Notre Dame" e gostámos muito. A primeira impressão que tivémos foi que esta peça tem várias versões. Ontem a professora mostrou-nos o filme animado e era um pouco diferente.E nós demos logo com esse aspecto. Mas, amanhã, vamos falar sobre este assunto, e debater as diferenças com que nos deparámos entre o teatro e o filme. Realizaremos um trabalho colectivo, o qual ilustraremos...
Click to play this Smilebox slideshow:

Viva o Afonso que faz hoje anos!!! Muitos Parabéns, Muitas Felicidades neste dia especial para ti. Beijinhos dos colegas e da professora Noélia.
Eis algumas fotos da festinha do Afonso na sala de aula...

scraps montagens
Gostamos muito de oferecer desenhos à nossa professora...

o Pedro fez-lhe o retrato, não está bonita???












A Cristiana pintou esta linda ovelhinha cor de rosa... Tão querida!

E
 os meninos que vêm de visita à nossa sala também deixam lembranças... e a Professora fica babada ao receber cartas destas, oh, se fica!












Em Dezembro, teve início o Inverno, e já começámos a enfeitar a nossa sala com desenhos... e alguns trabalhos...

Este desenho foi realizado pela Jéssica. Ela aproveitou o papel de alumínio para fazer a
neve. Ficou engraçado...
E estes bonecos foram realizados pelo Pedro e estão na nossa porta.

Estamos no mês dos gatos... Miau, aqui está um muito bem pintado, Miau....uuuuuuu..
















E tem chovido muito, até na parede de fora da sala de aula, as nossas gotas de água não estão bonitas?...
E este é o nosso painel do Tempo... Olha, estava sol neste dia mas fazia muito frio...

No âmbito do tema Regras de Conduta, fizemos e pintámos vários cartazes que colocámos na parede com as regras de comportamento que devemos seguir... Estamos quase lá...
A Estudo do Meio falámos sobre as profissões. Com a canção Tia Anica dramatizámos algumas profissões, cozinheira, sapateiro. lavadeira, jardineiro, etc... Depois desenhámos algumas, e, foram escolhidos estes desenhos para colocarmos aqui:























































A 29 de Dezembro saiu no Jornal Manias este artigo escrito pela nossa professora...



































O Quadro Interactivo entra na sala de aula e conquista alunos e professores












Atenção, abrirá numa nova janela. Fiquei na expectativa,quando soube que ia ter um quadro interactivo na minha sala de aula, na nova escola da Quinta do Conventinho! Ouvia falar dele, tinha-o visto na TV em reportagens, e como gosto imenso de trabalhar com computadores, estava mesmo com imensa vontade de poder trabalhar com um. Os meus alunos olhavam para aquele quadro diferente e perguntavam-me “Professora, que quadro é este? Como se escreve nele?” E só de saber que iria poder proporcionar aos meus alunos, aulas mais interessantes e motivadoras, fiquei encantada! “Que boa aventura vai ser, ter esta tecnologia ao dispor” pensei eu...
E não é que é mesmo?! É fascinante, eu ainda não estou em mim… São sumários escritos em fundos bonitos, matérias apresentadas de diversas maneiras e em vários programas, trabalhos apresentados de todos os modos e feitios, fichas motivadoras e mais fáceis de ser realizadas e corrigidas de imediato, um mundo diferente, não há dúvida. As crianças andam entusiasmadas e motivadas e quando a aula chega ao fim dizem: “já?”. É o máximo! É divertido ter aulas assim!
Mas o que é um quadro interactivo afinal???
Um quadro Interactivo é uma superfície que pode reconhecer a escrita electronicamente e que necessita de um computador para funcionar. A imagem de computador é projectada no quadro vinda de um projector digital. O computador pode, inclusive, ser controlado pelo quadro interactivo, dado que este tem sensores que, quando activados em diferentes locais, atraem o cursor do rato para lá. Trabalha com muitos programas mas tem o scrapbook que funciona como um “caderno com folhas” posteriormente guardadas, ou não, e que podem ser utilizadas novamente. A Internet é uma mais valia para o quadro interactivo, pois é nela que se vai pesquisar e serve como meio de comunicação entre a sala de aula e o exterior da escola.
É um mundo novo que se descobre quando se pode dispor deste meio tecnológico. E cada dia que passa penso que sou uma professora privilegiada, bem como os meus alunos.
Eis aqui alguns momentos, na nossa sala de aula, a trabalhar no quadro!
Click to play this Smilebox collage:




















O André faz anos, viva viva, viva!
Parabéns e tudo de bom para ti!
Beijinhos...

Recados de Aniversário


























































E pronto, com a reunião de pais que se realizou ontem na nossa escola, acabou o primeiro período. Estamos contentes pois tivémos uma festa de Final de Período muito agradável.Nós cantámos... Foi giro. 













A nossa professora estava
na Quermesse que as professoras organizaram e parece que adivinhou 
qu











iamos cantar porque apareceu mesmo nessa altura e tirou-nos fotos.
Antes de irmos cantar fizemos-lhe companhia e ela tirou-nos mais fotos. Estávamos todos alegres e vermelhinhos... Olhem só para nós.

BOAS FESTAS
deseja a Turma Dois A




E o Hugo fez anos neste dia, festa dupla!!! A mãe do Hugo foi uma das actrizes do teatro que os pais fizeram. E esteve muito bem.
Parabéns Mãe do Hugo duas vezes, Felicidades para os dois.












Hoje tivemos a visita da escritora Ana Vicente. A professora leu-nos alguns livros durante a semana que foram escritos por ela, um deles, "Como passa o tempo?" foi o que nos chamou mais à atenção. Foi engraçado ver o minuto ir passear e o tempo não andar para a frente. A escritora é muito simpática, contou-nos uma história, falou-nos dos livros editados e respondeu às nossas perguntas preparadas antecipadamente. Gostámos muito de conhecer esta escritora! 





Temos duas árvores na sala de aula, uma na janela e outra na porta. Na porta cada dia que passa tem mais um enfeite. Esta foto foi tirada nos primeiros dias... Agora já temos presentes e outras coisas mais... A sala está toda enfeitada!
Click to play this Smilebox slideshow:



Hoje também ficamos muito contentes com o regresso do nosso colega João... Não é que ele foi operado ao apêndice! De repente ficou um pouco doente da barriga e teve que ser operado de urgência. Ainda passou um mau bocado, mas agora, está tudo bem e encontra-se de novo connosco. E tem trabalhado bastante este nosso João. É um vencedor! Viva o João!!!










Aqui estão todas as árvores no patamar... Estão lindas e é uma boa ideia para reutilizar material já usado!











E nestas está a nossa! Que efeito e que cor!!!

Fizemos uma árvore de Natal para o patamar da escola com caixas de sapatos enfeitadas em casa pelos familiares. A professora tirou fotos de algumas delas antes de se realizar a árvoreEstão lindas. eis algumas delas:

A actividade seguinte, sobre este livro, foi responder a duas perguntas, e o resultado final foi um cartaz que está em exposição na nossa escolaTambém estão aqui expostos alguns pontos com as perguntas e respostas:



































Na quarta-feira, a professora Ana Valente leu-nos um livro que se chamava "O Ponto" e depois conversámos um pouco sobre o conto e a partir daí, tivemos uma Actividade nsala de aula... O desafio foi desenhar algo sobre o livro, talvez um ponto.











Ah, foi isso mesmo!O desenho que fizemos com tintas foi um ponto, só??? Não, alguns de nós fizemos muitos pontos...






































































Mas foi divertido e saíram trabalhos engraçados, ora vejam lá! Eh eh eh, giros, não?














































































14/11/2009












O
 João fez anos, yéeeeee!!! E trouxe-nos um bolo de cenoura feito por ele e a irmã. Estava delicioso. E nós cantamos-lhe os Parabéns e desejamos que ele tenha muita saúde e felicidades. Feliz Aniversário João, hoje tens festa em casa, não é?
































Hoje comemora-se o dia de S. Martinho...
Vimos um powerpoint sobre a lend
a deste santo, pintámos desenhos alusivos à história, cantámos a canção que aprendemos com a lenda. 
Foi divertido...
Amanhã vamos comer castanhas, depois contamos como foi no blog das turmas do 2º ano da EB1 SAC e Cov.



































Leiam estes provérbios típicos desta data:

• Depois do S. Martinho bebe o vinho e deixa a água para o moinho.
• Pelo S. Martinho vai à adega e prova o vinho.
• Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
• Pelo S. Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho.
• Do S. Martinho ao Natal Inverno natural.
• Pelo S. Martinho mesmo que o sol force não deixes a capa em casa.
• Castanhas, petiscos e vinho para festejar o S. Martinho.
• Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro.
• Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.
• Pelo S. Martinho semeia favas e vinho.
• Água-pé, castanhas e vi
nho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho.
• Vindima em Outubro que o S. Martinho to dirá.
• Verão de S. Martinho são três dias e mais um bocadinho.
• Se o Inverno não erra pelo caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
• No dia de S. Martinho bebe o vinho e deixa a água para o moinho.
• O Verão de S. Martinho é bom mas é curtinho.

São frases que os antigos diziam e ficaram nas vozes do povo...



Estes desenhos fazem parte de um livro que alguns alunos me ofereceram na 6ª feira. Foi uma surpresa muito bonita. Obrigado Pedro, Odair e à vossa amiga Sadila da sala da Professora Jerónima. Beijinhos para vocês da Professsora Noélia

Halloween - A Noite das Bruxas

  • Sabias que Halloween vem de Dia de Todos os Santos?
    Este diz-se em inglês All Hallows Day. Como sabes, a noite anterior a este dia é muito importante, por isso Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos"!
  • Acreditava-se que na Noite das Bruxas os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo.
  • Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa nessa noite.
  •  Por isso, para não serem reconhecidas
  • pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas.
  • E para manter os espíritos longe de casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar.
  • Também para se proteger, carregam lanternas, porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem...



    Uns são da noite e das trevas (escuridão e morte) e a luz significa a vida. 
A nossa escola está toda enfeitada com desenhos sobre esta festa... Na nossa sala tivémos a visita de meninos de outras salas que vieram fazer leituras sobre o tema...
Click to play this Smilebox scrapbook: Dia das Bruxas
Já começámos a pintar alguns trabalhos para o dia da Bruxas que se realiza no final do Mês. Já pintámos abóboras, morcegos, gatinhos, bruxinhas, etc. Estamos a gostar tanto!

















Tivémos aniversário na sala, foi a Dayna. Levou-nos bolo para cantarmos os Parabéns. Estava toda contente e, nós, da Turma Dois A desejamos-lhe tudo de bom. Beijinhos Dayna. E aqui estão duas fotos do momento...

















28/10/2009


24/10/2009
Feliz Aniversário
Parabéns a você
nesta data querida
muitas felicidades
muitos anos de vida

Hoje é dia de festa
cantam as nossas almas
para o menino Ruben G.
uma salva de palmas!!!
Beijinhos da Turma Dois A e da professora Noélia




 Birthday Text - http://www.birthdaytextlive.com


16de Outubro
A 16 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. A comemoração do Dia Mundial da Alimentação que teve início em 1981, é na actualidade reconhecida em mais de 150 países como a mais importante data para alertar e consciencializar a opinião pública em relação a questões globais relacionadas com a nutrição e alimentação.
A roda da Clara...
E os pratos dos almoços ideais do Pedro, da Paula e do Luis...




Alguns trabalhos sobre o Outono...
Hoje tivemos Apoio ao Estudo, ufa! Que dia estafante. Trabalhámos muito...
Sexta-feira andámos a tirar fotos em alguns lugares da nossa escola... Estamos muito bonitos mas estavamos aflitos para ir brincar...
Que rica equipa de futebol, até bola tinham...
Professora, vamos jogar uma partida de basquetebol?

Hoje, antes de irmos almoçar, posámos para uma foto de turma. Que alegria!!!
Estamos a enfeitar o painel do corredor perto da nossa sala, e com o Outono, vemos espantalhos nos campos, as folhas caem e as frutas do outono são muitas, castanhas, romãs, uvas, figos, etc. Tem sido o tema tratado em Língua Portuguesa e Estudo do Meio.


Desta vez temos a Paulinha que faz anos...



Beijinhos da Professora Noélia e da Turma Dois A



Hoje comemora-se a Implantação da República que foi proclamada há 99 anos, no dia 5 de Outubro de 1910. O TPC da Turma foi uma pesquisa sobre este feriado...


Centenário da República

Comemora-se no dia 5 de Outubro de 2010, o primeiro centenário da implantação da República em Portugal.

Hino da República Portuguesa 

Letra do Hino Nacional
"A Portuguesa"
Letra: Henrique Lopes de Mendonça
Música: Alfredo Keil

1. Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz,
Dos teus egrégios avós
Que há-de guiar-te à vitória!
(Refrão)

Ás armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

As duas estrofes que se seguem foram retiradas do Hino em 16 de Julho de 1957, e já não são cantadas.

Desfralda a invicta Bandeira,
À luz viva do teu Céu!
Brade a Europa à terra inteira;
Portugal não pereceu.
Beija o solo teu jucundo,
O Oceano, a rugir de amor,
E teu braço vencedor
Deu mundos novos ao Mundo!
(Refrão)

3.
Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal de ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injúrias da sorte.

(Refrão)

04/10/2009
E hoje faz anos o Usufi!!! Viva viva viva!!!


Muitos Parabéns para ti, desejam os colegas e a Professora da Turma Dois A.
Vamos apagar as velinhas!
Odair

A Turma Dois A e a Professora Noélia desejam-te tudo de bom com muita alegria e saúde.
Beijinhos de todos nós...




 

 


Este Blog já tem 1 ano!!!

O André, o Pedro e a Janice fizeram os seus auto-retratos, mais tarde, que os colegas ... ei-los:






Na 6ª feira, dia 18 de Setembro, nós estivemos a desenhar os nossos auto-retratos. A professora Noélia fez uma colagem com eles... Vejam lá se não ficámos bonitos???







 

Bom Ano Lectivo 2009/2010 

Nenhum comentário:

Ismael e Chopin - www.wook.pt